Bicalho Ortodontia

Ortodontia de Excelência em Brasília

Cirurgia Ortognática

Assim como a ortodontia corrige as irregularidades dentárias, a cirurgia ortognática, realizada pelo cirurgião buco-maxilo-facial, corrige as desarmonias esqueléticas dos maxilares, oferecendo como benefícios ao paciente uma melhora na mastigação, na deglutição, na fala, na respiração e, conjuntamente, melhora na estética facial e na auto-estima.

O tratamento orto-cirúrgico é indicado para pacientes adultos que possuam discrepâncias maxilo-mandibulares severas e que se encontrem fora do período de crescimento, ou ainda para pacientes que tenham queixas quanto à sua estética facial. Em média, o crescimento cessa nas meninas por volta dos 16 anos e nos meninos aos 18, mas a cirurgia só pode ser realizada quando se tem certeza de que todo o crescimento dos maxilares foi finalizado.

Para se realizar tal procedimento os dentes devem estar alinhados e nivelados. Por este motivo, o tratamento ortodôntico se faz necessário antes e após a intervenção cirúrgica, para posicionar corretamente os dentes em suas bases ósseas. Durante o alinhamento inicial pré-cirúrgico, o paciente pode ter a sensação de que sua “mordida” está piorando; contudo, quando os maxilares forem devidamente posicionados, os dentes irão se encaixar na posição adequada.

A cirurgia é realizada em ambiente hospitalar pelo cirurgião buco-maxilo-facial e tem a duração de algumas horas, dependendo do tipo de cirurgia indicada. Finalizado o procedimento cirúrgico, o paciente poderá retornar ao seu trabalho ou a suas tarefas diárias em até duas semanas. Passado o período de cicatrização (4-8 semanas), o ortodontista iniciará a fase de “finalização”, que na maioria dos casos dura de 6 a 12 meses. Ao final do tratamento, os braquetes serão removidos e o paciente utilizará uma contenção para manter o belo sorriso conquistado.