Bicalho Ortodontia

Ortodontia de Excelência em Brasília

Ancoragem Esquelética

Ancoragem é uma palavra usada em Ortodontia que significa resistência ao deslocamento. Para o sucesso da mecânica e, conseqüentemente, do tratamento ortodôntico, devemos prestar especial atenção à seleção dos dispositivos de ancoragem. Existem vários recursos intra e extrabucais a serem utilizados, mas a escolha depende das necessidades apresentadas por cada caso.

Os métodos tradicionais de controle de ancoragem apresentam uma série de desvantagens como complicações estéticas, funcionais e, principalmente, necessidade de colaboração do paciente, que podem influenciar decisivamente no resultado final do tratamento.

A Ancoragem Esquelética está relacionada com a possibilidade do implantodontista ou cirurgião fornecer ao ortodontista um ponto fixo e imóvel dentro da cavidade bucal, para que sejam realizados movimentos simples ou complexos de forma mais controlada e previsível. Atualmente, os dispositivos mais utilizados para fornecer a ancoragem esquelética são os implantes osseointegráveis, os microparafusos e as miniplacas.

Os implantes osseointegráveis, de conhecimento geral da população, são aqueles que substituem os dentes perdidos. Além da finalidade protética também podem ser utilizados como ancoragem ortodôntica. Entretanto, devido ao seu tamanho, custo e complexidade cirúrgica para a inserção e remoção, possuem algumas restrições à sua utilização, sendo indicado em casos muito específicos.

As miniplacas de titânio, antes empregadas somente para fixação cirúrgica, podem ser utilizadas como recurso de ancoragem ortodôntica, mas possuem algumas limitações quanto aos locais de instalação, custo e complexidade cirúrgica para inserção e remoção. Tem indicação precisa para fechamento de mordidas abertas limítrofes ou quando se deseja movimentos dentários em massa de todo o arco superior ou inferior.

Por fim, os microparafusos de titânio são, dentre todos os dispositivos esqueléticos temporários disponíveis, os que melhor se adequam às características necessárias a este tipo de ancoragem, pois foram desenvolvidos especificamente para a Ortodontia, possuem tamanho reduzido, que lhes permite ser instalado em diversas áreas da boca para os mais variados fins, fácil procedimento de instalação e remoção, além de baixo custo.

Em razão disso, nossa clínica utiliza desde 2004 a técnica de ancoragem esquelética com microparafusos de titânio com grande sucesso, pois tal procedimento provou ser simples, seguro e de grande aceitação por parte dos nossos pacientes.