Bicalho Ortodontia

Ortodontia de Excelência em Brasília

Curso de Ancoragem Esquelética

Apresentação

O controle de ancoragem é decisivo para o sucesso do tratamento ortodôntico e existem vários recursos intra e extrabucais que se destinam a esse fim.

Os dispositivos intrabucais podem ser limitados quanto ao seu potencial de ancoragem e os recursos extrabucais dependem da colaboração do paciente, podendo comprometendo o resultado final do tratamento. Em pacientes adultos, em razão da freqüente perda de elementos dentários, o uso dos próprios dentes como ancoragem fica muitas vezes contra-indicado.

Dentro deste contexto os microparafusos podem contribuir de forma valiosa para uma ancoragem intrabucal estável, sem risco de movimentação recíproca da unidade de ancoragem como reação à ação de forças ortodônticas geradas na unidade ativa.

Além disto, a utilização dos microparafusos permite a simplificação da mecânica ortodôntica, reduz a dependência da cooperação dos pacientes e viabiliza tratamentos mais previsíveis.

Objetivo

Demonstrar os protocolos cirúrgicos e clínicos de aplicação dos microparafusos ortodônticos. Com mais de 40 casos finalizados e outros tantos em tratamento utilizando a ancoragem esquelética, os protocolos estabelecidos e publicados em revistas científicas nos possibilitaram um índice de sucesso próximo de 90%

Público

O curso é destinado aos Cirurgiões-Dentisitas Especialistas ou pós-graduados em Ortodontia, Cirurgia buco-maxilo-faciail, Implantodontia e Periodontia.

Curso

Dividido em 3 módulos, sempre ás sextas pelo período da tarde e noite e sábados pela manhã, o curso tem como objetivos ensinar:

– Protocolos cirúrgicos de instalação dos microparafusos ortodônticos
– Protocolos ortodônticos de ativação de forças e a biomecânica mais indicada para cada tipo de movimentação ortodôntica.

Metodologia

– Aulas teóricas;
– Prática Laboratorial: Aulas expositivas em manequins;
– Prática Cirúrgica: Para demonstrar a simplicidade da técnica serão realizadas cirurgias em pacientes triados com os alunos.

Todos os casos serão previamente planejados com a equipe de Ancoragem Esquelética da ABO-DF.

Cada aluno poderá fazer a instalação dos microparafusos.

Matrículas

Secretaria da ABO-DF: 3445-4800